Confira o balanço positivo que várias marcas fizeram do evento
São Paulo, julho de 2019 – Criatividade, prontidão para mudança e alcance do franchising brasileiro foram as marcas da 28ª ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo que ocorreu de 26 a 29 de junho, no Expo Center Norte. A criatividade se refletiu em novos nichos, modelos de negócio, canais de venda e ferramentas de relacionamento e gestão. A mudança ficou evidente na reinvenção de segmentos tradicionais como Alimentação e Serviços Educacionais, com a digitalização de processos e modelos híbridos físico/digital. Mais e mais setores da economia abraçaram o franchising como estratégia de expansão, a exemplo da chegada de novos representantes das áreas de Energia renovável, Tecnologia, Saúde, Finanças e Serviços administrativos, tributários e legais, além da presença mais forte de Moda. Ficou claro também o momento mais positivo do setor, que cresceu 7% no 1º trimestre de 2019. A edição deste ano foi patrocinada por Bradesco, Cielo, Banco do Brasil, Governo Federal, Itaú Empresas, Itaú, PagSeguro, Rede, Santander e Getnet. A próxima edição da ABF Franchising Expo já tem data: de 3 a 6 de junho de 2020, no Expo Center Norte.
A organização e os expositores relatam visitantes cada vez mais preparados – com conhecimentos de finanças, negócios e do franchising – e com uma disposição renovada de empreender e, principalmente, investir, o que deve alavancar mais negócios no setor nos próximos meses. A edição deste ano teve uma visitação de 66,2 mil pessoas, sendo que 3,2 mil passaram pelos cursos da Arena do Conhecimento e 2,4 mil profissionais do setor participaram dos seminários e eventos da ABF Franchising Week. Em 2019, 135 marcas estrearam no evento, um recorde que mostra o interesse e capacidade de renovação do setor. Além do governador João Doria, personalidades conhecidas como Ana Hickmann, Sabrina Sato, Rogério Flausino, Camila Farani, Giovanna Antonelli e Érick Jacquin marcaram presença no evento.
Para o presidente da ABF, André Friedheim, “o franchising saiu fortalecido depois dos anos desafiadores que vivemos – novos processos, estratégias, maior eficiência e muita flexibilidade – e está pronto para acelerar seu crescimento sustentável nos próximos anos. Na feira, temos uma amostra muito significativa da movimentação do setor e vimos iniciativas com grande potencial, sempre em linha com as mudanças do consumidor e do mercado, principalmente a transformação digital. Isso somado a um caráter cada vez mais empreendedor do brasileiro e um momento econômico mais positivo certamente vai gerar muitos negócios, desenvolvimento e empregos”.
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Markets, a ABF Franchising Expo trouxe neste ano 410 marcas expositoras, do Brasil e do exterior, que apontaram as tendências do setor. Dentre as novidades identificadas, estão novos negócios digitais e e-commerce, como totem de autoatendimento de açaí, sistemas de self-checkout, internet das coisas, wallet digital, market place integrado ao e-commerce, modelo de take away, aplicativos de pré-pedido, vitrine eletrônica, TEF, assistentes pessoais digitais etc.
Segmentos e nichos
As franquias de saúde também se destacaram com opções de residencial sênior, home care, enfermagem, laboratório de toxicologia, higienização bocal e drogaria veterinária. Na área de Tecnologia, empresas especializadas lançaram franquias para venda de celulares, periféricos, eletrônicos, serviços de reparos e até plataformas completas de telecomunicações. Extensão de cílios, novas tecnologias de depilação, spa express e impressão de unhas foram algumas das novidades na área de Estética. Empresas tradicionais e reconhecidas como a Aramis, Sigbol, Oi, Heliar, Leardi Imóveis e Paris 6 apresentaram seus modelos de franquia.
Em termos de nichos, surgiram opções criativas como perfume para casas, numerologia cabalística, padaria pet, bateria para carros, espaço kids container, consultoria de direito de trânsito e loja de tintas. Tendências como novos formatos (container, quiosque, bike, etc.), interiorização, internacionalização, parceria com celebridades e modelos mais enxutos de operação também continuam com força no setor. Algumas dessas marcas estavam no Boulevard de Microfranquias, espaço da feira dedicado a redes cujo investimento inicial é de até 90 mil. Criado em 2018, o Boulevard atraiu grande público e marcas, chegando a 42 expositores em 2019. Em parceria com a Associação Portuguesa de Franchising – APF, a feira contou com uma pequena ala dedicada a redes de franquias de Portugal, com cinco marcas expositoras. A ideia foi atrair potenciais candidatos brasileiros para abrirem franquias neste país.
Pioneiros no franchising brasileiro, os segmentos de Alimentação e Serviços Educacionais mostraram um perfil renovado. Ademais de inovações e diversificação de formatos, as redes de food service apresentam movimentos importantes de aprofundamento da experiência do consumidor, adotando abordagens premium, fast casual e saudáveis. Destaque para cervejarias, hamburgueria temática de time de futebol e redes de sucos, pizzas e culinárias regionais (francesa, mexicana e havaiana). Um dos produtos mais brasileiros, o açaí é o foco de ao menos cinco redes presentes na feira, cada uma com sua proposta de valor específica. Em sorvetes, a novidade este ano foi uma rede com o produto em formato de bolinha, produzido com nitrogênio líquido. Já o segmento de Serviços Educacionais buscou novos horizontes por meio da internet e de parcerias com escolas regulares, além de muitas novas opções nas áreas de capacitação profissional e ensino musical.
O empreendedor Júlio César visitou a feira com dois amigos, buscando novas opções de investimento. “Vim para investir, e alguns modelos de franquia são bastante sólidos, dá mais segurança para o investimento”, disse. Já o visitante Edson Noschang afirmou: “Sou de Santa Catarina e estou pela primeira vez na feira. Estamos achando a feira bem interessante, vamos participar três dias do evento, pois queremos buscar um novo negócio”. A visitante Fernanda Porto, por sua vez, ressaltou: “Eu trabalho no varejo e já vim à feira em outros anos. Gosto de participar porque fico atualizada sobre o que está acontecendo com as marcas em geral, fornecedores e o que tem de novidade”.
Fornecedores
A cadeia de fornecedores do setor na feira se fortaleceu, tanto na área de Tecnologia, como de Design, Arquitetura, Consultoria e outros, principalmente na área de Meios de pagamento e Serviços financeiros.
Algumas empresas inclusive combinam a venda de serviços financeiros para franquias com redes franqueadoras destes mesmos serviços. Por fim, vale ressaltar a presença na feira do BNDES e do Banco do Povo, com soluções de crédito para empreendedores.
Confira a seguir o balanço que as redes de franquia fizeram do evento:
Mr. Kids – “A ABF Franchising Expo 2019 trouxe leads bastante qualificados, visto pelo público mais engajado do que no ano anterior. Para nós, mais do que estar atrás de possíveis franqueados, queremos também fortalecer a marca, tornando-nos referência de franquia no que compete à atratividade do investimento inicial, facilidade de conciliar com outras demandas pessoais e/ou profissionais e uma excelente oportunidade para o primeiro negócio. É sermos, sobretudo, a porta de entrada para o franchising no Brasil”. – Rodrigo Loredo, gerente de expansão.
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